Me Siga

Em Cima da Hora: fechamento da regional do DAER em destaque na sessão da Câmara

Júlio Martins

Publicado


A possível extinção do regional do DAER em Santiago foi um dos destaques da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santiago realizada na tarde desta segunda-feira (24). A sessão vai ao ar a partir das 20h pela Nova 99 FM.

O tema levantado pelo presidente da Casa, Marcelo "Pirú" Gorski (PP) foi comentado por quase todos os vereadores da bancada progressista, que prometeram pressionar o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, também do PP.

"Falei com ele antes da sessão e ele me garantiu que não fecha, mas o Simas (responsável pelo DAER em Santiago) disse que foram chamados a Porto Alegre para dizer que a decisão já tinha sido tomada", declarou Pirú.

Além dos vereadores progressistas, outros vereadores também foram convocados a participar do movimento para evitar o fim da 12ª Região do DAER. Nada mais justo, já que Eva Müller é do PMDB (partido do governador) e Rafael Nemitz pertence ao PSB, partido do vice-governador. É hora mobilização.

Outros destaques
Em uma sessão que teve tribuna livre dedicada aos escoteiros, pode-se destacar o convite feito por todos para o Forum de Desenvolvimento que inicia hoje à noite, a preocupação do vereador Rafael com as podas feitas "de qualquer jeito" pela RGE, a utilização de espaços de passeio público durante a realização de obras levantada pelo vereador Clairton Pivoto (PSDB) e o possível aumento do valor da passagem de ônibus de R$ 2,85 para R$ 3,12, também levantada por Nemitz.

O que eles falam no Whatsapp?
Pra encerrar, deixo duas perguntas: o que pensar de vereadores que vivem somente para ceder seus minutos a outros? Falta de assunto? Só temos tribuna uma vez por semana e alguns não têm assunto pra usar cinco minutos de tribuna? Enquanto isso falta tempo para outros, mesmo que nem sempre os assuntos sejam tão relevantes assim.

E o Whatsapp? Quais são os assuntos que alguns (eu escrevi alguns, não todos) vereadores tratam nos grupos internos de Whatsapp e Facebook? Em alguns momentos até imagino, mas ninguém melhor que eles próprios para no revelarem o que muitas vezes os faz rir e ficar sem graça durante a sessão.

Destaques

© 2020 - Júlio Martins