Me Siga

Bandeira vermelha para Santiago?

Júlio Martins

Publicado

Fomos todos pegos de surpresa na tarde da última sexta-feira (11), quando o governador anunciou que nossa região entraria em bandeira vermelha. Além de perguntar a razão disso, todos também questionam se vamos permanecer assim nos próximos dias ou conseguiremos a reversão.

Em resumo, acredito - até pelos contatos que fiz - que a situação será revertida de uma forma ou de outra. O recurso que justifica permanecermos em bandeira laranja já foi encaminhado e a nosso favor temos números positivos como a queda no número de casos, não termos pacientes hospitalizados por covid-19 e nenhum óbito registrados nas últimas duas semanas.

De qualquer maneira, se fracassarmos no recurso individual temos uma segunda chance de manter a situação atual, que é aderindo ao regime de cogestão. Nesse caso precisamos também do apoio de pelo menos outros 22 municípios da região Central. Assim, mesmo permanecendo em bandeira vermelha podemos adotar protocolos de laranja.

Caso todos os recursos fracassem, a partir da meia-noite entraremos em bandeira vermelha e teremos que seguir os protocolos.

Destaques

© 2020 - Júlio Martins