Impedimento semiautomático deve chegar ao Brasil em 2026, diz CBF

A CBF informou aos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro que o impedimento semiautomático será implantado em 2026 nas Séries A e B. Como o Brasileirão vai até dezembro, existe a possibilidade de que os primeiros testes já ocorram ainda nesta temporada.

Nos últimos meses, a entidade tem realizado estudos e levantado orçamentos sobre os equipamentos e fornecedores necessários para viabilizar o uso da tecnologia. O impedimento semiautomático trará mais precisão ao VAR, substituindo o traçado manual das linhas por um sistema automatizado, ideal para lances ajustados.

Apesar do avanço, nem todos os estádios contam com a estrutura exigida para operar o novo recurso com o árbitro de vídeo, o que representa uma dificuldade.

Os custos também são um ponto de atenção. A Federação Paulista de Futebol (FPF) utilizou o sistema na final do Paulistão deste ano, entre Corinthians e Palmeiras, e relatou um investimento em torno de R$ 1 milhão.

A CBF, por sua vez, estima um custo de aproximadamente R$ 100 mil por estádio para a instalação da tecnologia, que exige 12 câmeras especiais para captar com precisão a posição dos jogadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *