As boas notícias do Abril Laranja

As boas notícias do Abril Laranja

Dedicado ao combate à crueldade contra animais, o mês de abril checou com muito boas notícias para Santiago: a campanha de atendimento voluntário do curso de Medicina Veterinária da URI e o tão aguardado funcionamento do Castramóvel.

Diante da expectativa da inauguração do seu Centro de Práticas, o curso de Medicina Veterinária está oferecendo atendimento gratuito a animais que pertencem a tutores de baixa renda ou situação de abandono. A partir dele serão realizados atendimentos clínicos para cães e gatos, mediante agendamento que pode ser feito através do telefone 3251-3151 (ramal 229), de segunda a sexta, das 13h às 17h. O projeto é também uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar na prática o aprendizado diário oferecido pelo curso. Sobre a inauguração do Centro de Práticas Veterinárias, a expectativa é de que ocorra ainda em abril.

Motivo de muitas polêmicas e longa espera, o Castramóvel finalmente está em circulação. Na última quarta-feira o ônibus equipado e devidamente aprovado pelos órgãos competentes atuou nos bairros Ana Bonatto e Monsenhor Assis, onde foram feitos cadastramento dos animais que passarão pelo procedimento. De acordo com as informações divulgadas pela secretaria de Saúde, é possível realizar entre 25 e 30 cirurgias por dia. É importante lembrar também que os tutores precisam exercer suas responsabilidades. Não basta entregar o animal à cirurgia e não ter os mínimos cuidados com o pós-operatório, que é tão delicado quanto o procedimento em si.

O Castramóvel chegou a Santiago há cerca de dois anos, resultado de uma emenda do deputado federal Alceu Moreira, do MDB. Encaminhado através da vereadora Eva Müller, recebeu apoio total da ACPA (Associação de Conservação e Proteção dos Animais). Em 2020 ele foi alvo de polêmicas durante o período eleitoral, quando a vereadora acusou a prefeitura de não colocá-lo em funcionamento por questões políticas. À época o secretário de Saúde afirmou que a demora estava relacionada à pandemia. Tempos depois, após a publicação de uma foto no Campus da URI, nova polêmica, pois houve entendimento de que o veículo seria repassado à universidade, hoje parceira do projeto.

No fim de tudo e ainda alvo de muita polêmica, especialmente nas redes sociais, o Castramóvel finalmente está circulando e servindo ao seu real propósito, que é auxiliar no controle da população animal.

Leave a Reply