MÁSCARAS: Santiago seguirá decreto estadual

MÁSCARAS: Santiago seguirá decreto estadual

Hoje à tarde conversei com o secretário Sadi Gioda, que faz parte do Gabinete de Crise criado pela prefeitura de Santiago para atuar no combate à pandemia, para saber como se dará a migração para o novo modelo, que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos.

Ele me confirmou o que eu já imaginava, que Santiago não fará um decreto específico, já que possui um adequado ao sistema 3As, criado pelo governo do estado. Nesse caso, o que ficar decretado em nível estadual será automaticamente acatado no município. Até mesmo a possível mudança para o uso facultativo (ou recomendado, como preferirem) em ambientes fechados.

Portanto, quem esperava por um decreto assinado pelo prefeito Tiago, não precisa mais ficar monitorando as notícias. Assim que tivermos uma definição lá na capital, automaticamente ela passará a valer aqui também.

Aos mais desavisados, no final da tarde de ontem o governo do estado confirmou a decisão de desobrigar o uso da máscara ao ar livre. O Gabinete de Crise recomenda em ambientes abertos durante situações de risco aumentado, como em locais sem distanciamento ou em longos períodos de exposição, como shows e estádios de futebol. Em ambientes fechados, a máscara continua de uso obrigatório.

Leave a Reply