MUNDIAL DE CLUBES 22: Competição inicia hoje com representante brasileiro na disputa

MUNDIAL DE CLUBES 22: Competição inicia hoje com representante brasileiro na disputa

A competição mais desejada por sul-americanos, talvez este não seria o termo, porém, com o “desinteresse” de clubes europeus, mesmo que não haja um campeão fora da Europa desde 2012, o Mundial de Clubes da Fifa inicia na tarde desta quinta-feira. A edição será sediada pelo Emirados Árabes Unidos, pela 5ª vez. A competição tem este formato desde 2000, quando foi reconhecida pela entidade que administra o Futebol.

Desde lá, a competição teve apenas quatro clubes fora da Europa que foram campeão, todos brasileiros. Corinthians com duas conquistas, São Paulo e Internacional, uma conquista cada. No formato antigo, a competição atendia pelo nome de Copa Intercontinental (competição disputada somente pelo campeão da Libertadores e o campeão da Liga dos Campeões da Europa), hoje, o torneio recebe os campeões de todos os continentes.

CURIOSIDADES

– Palmeiras jogará pela segunda vez consecutiva a edição do torneio neste formato, na edição passada o Verdão teve participação desastrosa, após ser eliminado pelo Tigres, do México, nas semifinais, amargando o 4ª lugar, após derrota para o Al Ahly, do Egito, nas penalidades máximas.

– Chelsea fará sua 2ª participação. Inclusive, foi o último campeão das Liga dos Campeões a ser derrotado na grande decisão. Na 1ª participação em 2012, a equipe terminou com o vice-campeonato após ser derrotado por 1 a 0 para o Corinthians, gol de Paolo Guerrero.

– Al Ahly e Monterrey, são recordistas de participações no Mundial. Ambos tem sete e cinco participações, consecutivamente.

– AS Pirae, será o 1ª representante do Taiti, a disputar a competição. O time, representará a Oceania, já que o Aucklaud City, da Nova Zelândia, desistiu de ir aos Emirados Árabes, devido as rigorosas normas impostas pelo país para o controle do surto do Covid-19. A equipe do Taiti, é uma das mais tradicionais do país, tendo conquistado dez vezes o campeonato local, contudo, está sem calendário desde o início da pandemia em 2020.

– Ainda sobre as curiosidades do AS Pirae, o atacante da equipe é multifuncional, já foi missionário religioso na África, mais especificadamente no Togo. Além disto, Roouni Tiniraurii, de 24 anos, é policial, trabalha uma semana durante o dia, e na seguinte durante a noite. Há algumas semanas, o atacante/policial enviou uma carta para seu chefe, pedindo alguns dias de licença. Vale destacar que o clube é amador, e todos os atletas tem empregos alternativos. Também é válido ressaltar, que o técnico não trabalha aos domingos, devido a fé religiosa.

– Al Hilal, da Arábia Saudita, terá o atacante Michael, ex-Flamengo, como umas das atrações neste Mundial. Além dele, ocupa a área técnica, o técnico português Leonardo Jardim, campeão do Campeonato Francês pelo Mônaco.

Palmeiras disputou o Mundial de Clubes 2020, terminando em 4º lugar: Foto – Cesar Greco/Palmeiras

INFORMAÇÕES

A competição deste ano, será disputada entre 3 e 12 de fevereiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As duas únicas edições que ocorreram fora do continente asiático, foi no Brasil, em 2000, e no Marrocos, na África, em 2013. O Palmeiras, atual bicampeão da Libertadores, será o representante da América do Sul. A Band transmitirá o torneio para o Brasil.

Confira os representantes por continente:

Chelsea/Inglaterra – Campeão da Liga dos Campeões 20/21 (Europa)

Palmeiras/Brasil – Campeão da Libertadores 2021 (América do Sul)

Al Jazira/Emirados Árabes Unidos – Campeão da Liga Nacional (representante do país-sede)

AS Pirae/Taiti – Classificação automática (Oceania)

Al Hilal/Arábia Saudita – Campeão da Liga dos Campeões da Ásia 2021 (Ásia)

Al Ahly/Egito – Campeão da Copa Africana 2021 (África)

Monterrey/México – Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF (América Central e Norte)

Tabela – Mundial de Clubes 2022

PRIMEIRA FASE

03/02

Al Jazira x AS Pirae – 13h30

QUARTAS DE FINAL

05/02

Al Ahly x Monterrey – 13h30

06/02

Al Hilal x Al Jazira ou AS Pirae – 13h30

DISPUTA DO 5º LUGAR

09/02

Perd. Quartas 1 ou 2 x Perd. Quartas 1 ou 2 – 10h30

SEMIFINAL

08/02

Palmeiras x Al Ahly ou Monterrey – 13h30

09/02

Al Hilal ou Al Jazira ou AS Pirae x Chelsea – 13h30

DISPUTA DO 3º LUGAR

12/02

Perd. Semifinal 1 ou 2 x Perd. Semifinal 1 ou 2 – 10h

FINAL

Venc. Semifinal 1 ou x Venc. Semifinal 1 ou 2 – 13h30

Tabela de jogos do Mundial de Clubes 2022: Foto – Reprodução

Leave a Reply