NOVO MUNDIAL: Fifa pretende estrear novo formato em 2023, dupla Gre-Nal tem chances de participar

NOVO MUNDIAL: Fifa pretende estrear novo formato em 2023, dupla Gre-Nal tem chances de participar

A Fifa, entidade máxima do futebol, pretende causar uma revolução no formato do Mundial de Clubes, anualmente realizado contendo os campeões de cada continente, mais o representante do país-sede. A ideia da entidade, é adotar um formato com 24 participantes à partir da metade de 2023. O plano inicial era que o novo formato tivesse seu início em 2021, todavia, a pandemia e a resistência de clubes europeus impediram a realização.

A fórmula programada, é ter 24 participantes, com oito grupos com três times, no qual, apenas o primeiro colocado de cada chave avança as quartas de finais. As distribuições das vagas funcionarão desta maneira:

Europa – 8 clubes
América do Sul – 6 clubes
Ásia – 3 clubes
África – 3 clubes
Concacaf – 3 clubes
Repescagem – campeão da Oceania x equipe do país-sede

Na América do Sul, a Conmebol tem ideia de distribuir as vagas aos últimos campeões das duas últimas edições da Libertadores e da Sul-Americana, 2021 e 2022, respectivamente. Palmeiras e Athletico-PR, por serem campeões das duas competições sul-americanas no ano passado, já teriam suas vagas asseguradas, restando saber os times que sairiam das outras duas vagas, que serão dos campeões ds competições sul-americanas realizadas neste corrente ano.

As últimas duas vagas da América do Sul, sairiam através do ranking da Conmebol. Internacional e Grêmio tem chances de irem a competição. Entenda como:

INTER – Caso conquiste a Copa Sul-Americana, o Inter garantiria vaga na competição, junto do Athletico-PR, campeão antecessor da competição.

GRÊMIO – Como não disputará competições sul-americanas neste ano, o tricolor corre grandes riscos de não participar. O tricolor dependerá do ranking da Conmebol. No momento é 5º colocado no ranking da entidade.

A Fifa não anunciou oficialmente se estreará a competição à partir do ano que vem, caso for postergada, a competição com o novo formato só deverá ter início em 2025.

Leave a Reply