Opinião: é o momento da Base

Opinião: é o momento da Base

Por Renato Genro Vielmo

Esse momento é da Base no futebol brasileiro. Pelo menos para alguns clubes que precisam buscar nela as soluções e também é a forma mais inteligente de ajeitar as finanças do clube.

Atualmente, sem dúvida, o Grêmio está com um melhor aproveitamento das suas categorias de base, mas isso não é de agora, vem desde alguns anos atrás, quando o Grêmio promoveu algumas mudanças.

O maior exemplo foi deixar de jogar os regionais de Sub-15 e Sub-17. Ficou só com o Sub-20 no cenário regional e passou a jogar com o Sub-17 as competições nacionais, fazer amistosos e também competições fora do país. Isso foi transformando a preparação de atletas entre 18 e 20 anos para um amadurecimento mais rápido.

Palmeiras e Santos também foram pelo mesmo caminho, lançando jogadores jovens nas equipes profissionais, o que deu a esses clubes receita e também um melhor aproveitamento das categorias de base.

Já o Internacional continuou com a participação nos regionais e nas competições nacionais com o foco em ser campeão, o que parece estar mudando com a nova filosofia da direção atual do clube, que deu um delete no que estava sendo feito e iniciou do zero, o que ao meu ver, se conseguir manter os objetivos, vai colher bons frutos no futuro já que atualmente os atletas que vêm da base têm deixado pouco retorno para o time profissional do colorado gaúcho.

Para finalizar sobre Base, os clubes menores já estão parados há um ano e pouco, o que sabemos vai deixar duas gerações como se não tivessem existido. Uma pena que não se resolveu essa situação ainda. No próximo ano vamos ter uma avaliação melhor dos prejuízos por essa situação que a pandemia deixou para atletas da base de todo o país.

Leave a Reply