Opinião: o novo normal chegou?

Opinião: o novo normal chegou?

No final da manhã de hoje o prefeito Tiago Gorski Lacerda assinou o decreto que faculta o uso da máscara em Santiago, algo que vinha provocando grandes expectativas em alguns e, claro, grande alvoroço nas ruas e nas redes sociais. Não que a agitação não tenha seguido depois da publicação, mas a mudança aguardada por tantos finalmente chegou. Se é o momento ou deixou de ser, cada um tem sua opinião e isso precisa ser respeitado.

A verdade é que as coisas mudaram em poucas horas. A realidade já é outra. É possível ver, por exemplo, pessoas circulando com máscara ao ar livre e dentro de lojas e supermercados todos sem ela, assim como também é possível chegar em um supermercado em que os funcionários continuam usando a famosa proteção facial que nos fez companhia nos últimos dois anos. Nesse caso, o cliente se sente até constrangido em não usar a máscara, como aconteceu comigo. Não a ponto de ficar constrangido, mas antes de entrar no local dei uma analisada e vi que todos usavam o “adorno” (funcionários e clientes), então, pra não me sentir diferente, optei por cobrir o rosto. Ali pertinho, noutros estabelecimentos, todos exibiam o rosto com certo alívio, respirando ar puro e sorrindo para os clientes que agora conseguem visualizar.

Enfim, é um registro bem cotidiano de algo novo e que durante muito tempo foi imaginado. Claro que ainda não chegamos ao fim, aquele fim de não se falar mais em novos casos e mortes por covid, mas estamos mais próximos disso do que antes. Se esse é aquele novo normal de que tanto se falou não sei, mas que vale o registro, creio que sim.

Em tempo, cada um faz o uso da máscara como achar que deve. Como é facultativo, usa quem quer e ponto.

Leave a Reply