TRÂNSITO: novidades na Zona Azul e estacionamento para motos a caminho

TRÂNSITO: novidades na Zona Azul e estacionamento para motos a caminho

A Rek Parking, empresa responsável pela Zona Azul, e a Guarda Municipal de Santiago estão trabalhando em conjunto para melhorar o sistema. Além da implantação de máquinas mais modernas que substituirão os 22 parquímetros atuais, juntas vão definir novos espaços de estacionamento na área central e criar mais espaço para motos.

De acordo com o responsável pela Guarda, Junior Limana, o estudo será realizado em parceira no início da próxima semana e será implantado em seguida. Com a ajuda da secretaria de Obras e Viação também serão reforçadas as pinturas destes espaços. Sobre as novas vagas, é importante salientar que elas precisam ser criadas a partir das já existentes, ou seja, é uma continuidade.

Apesar de muitas reclamações e de muitos acharem que a cobrança por vaga é indevida, é muito clara a utilidade do sistema, que impede, por exemplo, que alguém deixe o carro estacionado na mesma vaga por longas horas ou até o dia todo como em outros tempos.

Fotomontagem: Prefeitura de Santiago

A outra mudança já anunciada é a implantação de novos parquímetros, mais modernos, que certamente darão mais agilidade ao processo e facilitarão muito a vida dos motoristas. Conhecidos como “Street”, os novos equipamentos uma navegação mais ágil e melhor visualização através de uma tela colorida de pouco mais de 4 polegadas. Outra “mão na roda” é a possibilidade do uso de cartão de crédito ou debito direto na máquina, substituindo as moedas que tanta falta fazem no comércio. A emissão do ticket também muda, já que agora será necessário digitar a placa do carro, o que significa que com os dados no sistema não será mais necessário deixar o ticket no painel do veículo.

De acordo com publicação do site da prefeitura de Santiago, o aplicativo da Rek Pay também trará novidades como a emissão do ticket e a possibilidade pagamento das notificações. Outra possibilidade através dele é a aquisição da “Tag” para Pedágio, um adesivo colado no para-brisas do veículo que pode ser usado em qualquer praça de pedágio do Brasil.

Novos equipamentos, vagas e pintura dos espaços estão entre as ações previstas. Fotos: Ieda Beltrão

Leave a Reply