RECOPA GAÚCHA: Grêmio conquista título e confiança para disputa da Série B

RECOPA GAÚCHA: Grêmio conquista título e confiança para disputa da Série B

A vitória por 5×0 sobre o Glória e o título da Recopa Gaúcha garantiram ao Grêmio mais do que um simples título. Serviu também para dar ao time comandado por Roger Machado a confiança necessária para a sequência da Série B do Brasileirão. Em uma noite de experiências e oportunidades, o técnico gremista viu boas atuações de atletas como Campaz e Janderson e o retorno do zagueiro Kannemann, que se tornam opções para a sequência da competição nacional.

O jogo
Recheado de reservas, jogadores e jovens e com poucas oportunidades, o Grêmio começou a construir a vitória ainda no primeiro tempo, quando Janderson fez boa jogada pela direita e cruzou para Elkeson marcar seu primeiro gol pelo Tricolor. Ainda no primeiro tempo, o mesmo Janderson sofreu pênalti que o aniversariante Campaz converteu.

No início do segundo tempo Roger foi obrigado a substituir Kannemann, de boa atuação após quase seis meses longe dos gramados (o zagueiro deixou o gramado sentindo o tornozelo após um pisão do atacante João Paulo). Nada que mudasse a postura do time da capital ou impedisse que Janderson marcasse de bicicleta e, logo em seguida, servisse Jhonata Varella para que este ampliasse. Ricardinho, recebendo passe da defesa, fechou o placar e deu números finais ao jogo aos 25, garantindo o 5×0.

Novo esquema para domingo
A principal novidade na final de Recopa foi o esquema tático colocado em campo. Utilizando um 3-5-2, Roger dá indícios de que a partir de domingo, quando o Tricolor enfrenta o Vila Nova, em Goiás, o Grêmio atue com três zagueiros e dois atacantes de referência. A mudança deve ocorrer na escalação, já que os titulares retornam, incluindo o lateral Edílson, recuperado de lesão.

O jogo em Vacaria serviu para dar confiança ao grupo e mostrar ao técnico algumas opções para mudar o jogo em situações adversas. Com boas atuações, Kannemann, Campaz e Janderson, por exemplo, se credenciam para ajudar o Tricolor a retomar uma vaga no G-4 da Série B. Atualmente o time gaúcho ocupa a sexta posição, dois pontos atrás do Vasco, quarto colocado.

Campaz marcou e deu passe para gol em Vacaria. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Leave a Reply