Santiago ganha novo modelo de faixa elevada

Santiago ganha novo modelo de faixa elevada

Andava eu pela Avenida Getúlio Vargas na manhã deste domingo quando me deparei com uma equipe da secretaria de Obras preparando uma faixa elevada com a qual muitos motoristas só vão se deparar na manhã de segunda. De cara notei a diferença, mas foi somente conversando com o secretário Matheus Neis que soube mais detalhes sobre o novo modelo de faixa elevada aplicado naquele local e que, se aprovada, poderá ir para outros pontos nos próximos dias.

A faixa, com cerca de 8 centímetros de altura é conhecida como “lombada ecológica” e segue uma tendência de outras cidades gaúchas como Gramado, por exemplo. Diferente das demais, feitas de concreto, esta é produzida com material reciclado, emborrachado e fixada no solo através de parafusos com 10cm de comprimento.

Outra novidade é que o novo modelo não servirá para travessia de pedestres, ou seja, é o legítimo redutor de velocidade. Atualmente a elevada é também faixa para que os pedestres façam a travessia. No caso específico desta elevada, instalada em frente ao Mercado Guasso da Getúlio Vargas, o recuo também dará maior visibilidade aos motoristas, que antes reclamavam que o estacionamento próximo à faixa muitas vezes impedia que se visse pessoas saindo do mercado, muitas sem dar muita atenção para o trânsito de veículos.

De acordo com o secretário, a demanda antiga, motivo de vários pedidos de providências de vereadores e queixas da comunidade, se fez necessária por ser este um dos principais pontos de acidentes ou dos chamados “quase acidentes” do município. Neis também esclareceu que existem dois modelos dessa elevada (essa é a de menor dimensão) e que esta também está sendo utilizada em rodovias.

Em tempo, por ser “ecológico”, o novo modelo adotado tem um custo menor para os cofres públicos.

Vamos aguardar os próximos dias pra ver como se comportam motoristas e pedestres, mas acredito que a nova faixa tem tudo para dar certo.

Ainda sobre trânsito, nos próximos dias vamos sobre sinaleiras e outros assuntos ligados a ele. Se alguém quiser enviar alguma sugestão é só entrar em contato pelas redes sociais ou pelo whatsapp dos Canais Júlio Martins: 99172-5743.

Leave a Reply