COTIDIANO: sessão extraordinária, aumento do número de ativos por covid, calor intenso e outras do dia

COTIDIANO: sessão extraordinária, aumento do número de ativos por covid, calor intenso e outras do dia

A quarta-feira foi pra lá de agitada e nesse resumito de fim de dia vou tentar ser o mais breve possível.

NO LEGISLATIVO
O dia começou com Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores de Santiago, onde foram aprovados 18 projetos, entre eles os que criam o cargo de Coordenador do Centro de Zoonoses e a Secretaria de Esporte e Lazer. Também foram aprovados o reajuste do vale-refeição para funcionários da Câmara, vale-feira para funcionários da prefeitura e reposição salarial de 10,96% para funcionários dos dois poderes, vereadores, prefeito, vice, secretários, procurador jurídico e chefe de gabinete. LEIA MAIS CLICANDO AQUI

HORÁRIO AMPLIADO E MAIS CASOS ATIVOS
Em mais um dia de procura intensa por testes para Covid-19 e outras doenças com sintomas semelhantes, as equipes da secretaria de Saúde tiveram muito trabalho. Nesta quarta foram registrados 67 novos casos de Covid-19 no município, o que fez o número de ativos saltar para 346 (no dia 1º eram 25). Uma pessoa de 98 está hospitalizada pela doença, mas não há internados pela doença na ala ou UTI. Atualmente são 291 testes aguardando resultado.

Por volta das 22h30 o secretário Éldrio Machado fez uma postagem em suas redes sociais, destacando que as equipes continuavam trabalhando em turno estendido (além do prometido) e que o Centro de Triagem também está sendo ampliado para oferecer as melhores condições a quem procura o serviço. Escreveu ele:

“Registro de muitos positivados no dia de hoje. Absoluta maioria de assintomáticos, ou sintomas leves e com rápida recuperação. Triplicamos o horário de atendimento no CTC, a oferta de testes e medicamentos. O trabalho de nossas equipes têm sido intenso! Estamos em alerta e pedimos a colaboração de todos”.

Estrutura ampliada para dar conta da grande procura. Foto: Éldrio Machado

CALOR SEGUE INTENSO
Os dias de calor intenso seguem por aqui. De acordo com o Cassal Machado Brum, nosso cara do tempo em Santiago, a última atualização do Inmet confirmou que Santiago bateu hoje a marca dos 37,9ºC, que nem foi a temperatura mais alta do tempo, mas certamente em termos de sensação térmica andou aqui, ali.

A tendência para os próximos dias é de que o calor não só permaneça como possa ficar ainda mais intenso. Até o fim de semana, quando pode chover (o mais provável é a partir de segunda) as temperaturas seguirão em alta, podendo bater novamente na casa dos 38 graus. A previsão de chuva já foi mais otimista, mas até ela chegar devemos manter a esperança de um bom volume para o começo da próxima semana.

Sensação térmica ultrapassou os 40 graus na tarde dessa quarta. Foto: Júlio Martins

O PEDIDO DE DESCULPAS DE DOUGLAS COSTA
Nosso Radar Esportivo, produzido pelo futuro papai Fabrício Quadros e publicado diariamente aqui e na Página dos Canais Júlio Martins no Facebook, trouxe o pedido de desculpas de Douglas Costa, que chegou prometendo mundos e fundos e pouco apresentou numa temporada em que o Grêmio cometeu muitos erros e culminou com o terceiro rebaixamento. Se vai realmente mudar a postura e cumprir com as novas promessas não se sabe, assim como não se sabe se a torcida vai dar a ele uma segunda chance depois de tanta besteira feita em menos de um ano desde seu retorno. Para o bem de todos seria bom que sim, mas por enquanto o negócio é pagar pra ver.

Leave a Reply