Segunda-feira sempre traz novidades

Segunda-feira sempre traz novidades

Desde o início do ano minha rotina mudou muito e as segundas-feiras nunca mais foram as mesmas. Estar na Câmara de Vereadores sempre fez parte do reteiro e assistir as sessões idem, mas desde que assumi a cadeira de assessor de imprensa muita coisa mudou, especialmente minhas avaliações sobre as sessões e muitos detalhes que sempre gostei de compartilhar e por questões éticas ficam arquivadas na mente apenas. Pois a próxima segunda será minha última vivida pelo lado de dentro, e ela promete.

Assim como a sessão de hoje teve bons momentos do ponto de vista dos embates políticos (mas isso eu deixo pra vocês ouvirem no áudio que fica disponível no site), um dos momentos marcantes foi a leitura da carta de renúncia dos atuais integrantes da Mesa Diretora, presidida pelo Claudio Batista Manzoni. Já esperada, a saída dele, de Décio Loureiro, Dionathan Farias e João Alberto de Lima do comando do parlamento abre espaço para uma nova eleição, agendada para a próxima sessão, a última do ano, dia 27. Quatro dias depois acontece a reunião e posse dos eleitos e com o novo ano virão outras novidades, algumas delas confirmadas publicamente pelo prefeito Tiago.

Antes de falar desse futuro, cabe lembrar que as chapas concorrentes têm até meia hora antes da sessão, marcada para as 14h do dia 27, para serem inscritas. Integrante da Mesa há algum tempo, Dionathan Farias, que cumpre seu segundo mandato na casa legislativa, é o nome da vez pelo Progressistas. Os nomes que estarão ao seu lado ainda seguem sendo discutidos nos bastidores enquanto a oposição, que só tem 4 votos, ainda não sabe se concorrerá, pois as chances de derrubar a maioria são remotas. O próprio vereador Gildo, um dos opositores mais ferrenhos, declarou hoje que votará em Farias (apesar que ele disse ano passado que votaria em Batista e não o fez).

Fora da Mesa, Batista aguardará os trâmites para a criação da secretaria de Esportes, pasta pela qual responderá assim que o projeto for analisado e votado (aí entra aquela maioria novamente a favor). Sua saída do parlamento abre caminho para o retorno de Joel Oliveira, atual primeiro suplente, e o resto da história vocês já conhecem.

Como eu disse lá no começo, a rotina que mudou bruscamente está prestes a mudar novamente em alguns dias, e aí vamos ter muito assunto pra debater da tarde para a noite de segunda, tanto aqui quanto no Cafezinho lá no Facebook.

Leave a Reply